Adoro as cidades espanholas, confesso que sou uma apaixonada por Espanha. Adorei visitar novamente a “cidade dourada”, a Plaza Mayor, a Catedral, a Universidade e as suas ruas.
Reparei nas suas lojas que os brilhos, as cores quentes, as peles, as calças de tecido fluído e a moda divertida em ganga estão bastantes presentes nesta Primavera/Verão.
Filigrana
A filigrana é uma técnica milenar de joalheria, que se caracteriza por um trabalho artesanal em que filamentos finíssimos de prata ou ouro, por vezes torcidos ou trançados, são utilizados para formar desenhos delicados e intrincados.
A filigrana está presente em vários países europeus, alguns são a Alemanha, Itália, Noruega, Espanha e Portugal.
Em Portugal a filigrana está muito presente e está na moda. As peças mais comuns em Portugal são os corações de Viana, os colares de conta, os brincos de fuso ou à raínha.
Foi com curiosidade que descobri que além da nossa região do Minho, em Salamanca também produzem filigrana. Nesta cidade é característico o botão de charro como se vê na imagem.
Assim como em Portugal, os espanhóis também dominam a arte da filigrana na joalheria, a diferença é que somente em Salamanca é que se encontram o verdadeiro “charro”, trabalho de ourivesaria manual feito com prata de lei que também pode ser banhado a ouro.
O design espanhol é mais arrojado do que o português. Na filigrana espanhola, reinam as bolas e os charros arredondados de Salamanca. Em Salamanca, estão à venda na maioria das lojas de artesanato da cidade ao redor da Plaza Mayor.
Sem comentários:
Enviar um comentário